Gestão por quem gerencia e para quem gerencia

Este é o Blog do Professor e pesuisador Gabriel A. L. A. Castelo Branco.

Seja bem-vindo ao nosso espaço de discussões de temas relativos à logística, gestão empresarial e marketing digital!

domingo, 14 de março de 2010

...pingou, agora é quinze!

Ontem fiz uma das coisas que mais gosto, fui a uma feira com minha esposa, em Goiânia.

Pessoas indo e vindo, uma verdadeira confusão a céu aberto. Ótimo!

Nesses ambientes, gosto de ver gente e também o mercado real em funcionamento. Preços sendo feitos por técnicas baseadas em sentimento e impressões particulares, onde o retorno se dá de forma simples sobre uma percepção parcial de custo e oportunidade temperados pela forte influência de barganhas, em negociações que acontecem em instantes e de forma frenética, ao ritmo da caminhada da multidão.

Uma cena normal do ambiente me chamou atenção.

Estava ali no meio da multidão um jovem ganhando seu dia vendendo guarda-chuvas, aos gritos de oferta:

- Olha o guarda-chuva, é dez Reais! (sic)

O que para alguns incomoda, não estou fazendo referência à sofrida língua portuguesa mas aos fortes gritos pronunciados nessas situações, perdeu completamente importância. O céu que estava nublado se manifestou e vagarosamente veio a chuva. Um chuvisco de pesados e espaçados pingos. Ele, o vendedor, se quer percebeu, mas a chuva veio no meio do seu grito de oferta, que ficou mais ou menos assim:

- Olha o guarda-chuva, é dez, eita, tá pingando, agora é quinze Reais! (sic)

Minha primeira reação foi cair na gargalhada.

Para minha surpresa não ouve qualquer reação negativa das pessoas ao redor, muito pelo contrário, os clientes começaram a chegar, e o vendedor soube de forma surpreendente como capitalizar a situação.

Quando alguém se aproximava, dizia:

- Era dez, mas tá chovendo, então foi pra quinze, mas pra senhora eu faço dez. (sic)

É claro que para todo mundo o peço era dez Reais, mas naquele momento aquele vendedor ambulante soube de forma simples e objetiva promover o produto e atrair seus clientes, transferindo para cada um a sensação de que havia um ganho na transação.

Ok, a chuva deu uma grande ajuda, mas foi muito legal ver mais uma cena de mercado, ou melhor, no mercado.

Mais um dia, mais um aprendizado.

@castelodf

2 comentários:

Nubia de Souza disse...

Oi professor! Trabalhei com vc na Upis! É um prazer ler seu blog, ainda mais numa área tão abrangente como esta. Estou cursando o 6º semestre de administração na própria Upis e me identifico muito com o curso! Tenho também um blog: http://nubiadesouza.blogspot.com, e posto de tudo, pois ainda não posso falar como uma profissional de administração, mas posso falar da vida, né? Adorei este último post, faz muito sentido aproveitar as oportunidades, e pelo que observo, estes vendedores ambulantes sabem fazer negócio! Um abraço! Núbia de Souza

Niraldo (Niro) disse...

Ótimo post Gabriel, parabés!
Abraços,
Niraldo