Hoje fiz comentários na Band News FM, no espaço publicitário do UniCEUB, sobre o Google, em especial sobre o problema que essa empresa enfrenta na China.
Correndo risco de ter sua licença não renovada, a mega empresa da Internet, o Google, se rende e volta atrás com sua estratégia de driblar o governo chinês.
Em síntese, a idéia central do comentário que fiz foi sobre a necessidade de que as empresas têm, ao se internacionalizar, de observar aspectos diversos como cultura, política e geografia dos mercados-alvo.
A literatura é vasta sobre esse ponto e todos os referenciais apontam que esses aspectos versam sobre “forças incontroláveis”, cabendo às empresas em processo de internacionalização estudar, entender e se adaptar.
Por mais questionável que a cultura, o sistema político e econômico chineses possam parecer aos olhos ocidentais, temos que ter certeza de que se trata de um conjunto de forças lastreadas em quesitos muito mais profundos, de mutação lenta e particular.
Quem deveria se adaptar? A China, com sua cultura milenar, ou o Google?
A empresa entendeu o recado e resolveu acatar as orientações do governo chinês antes que percam a licença de operação naquele país. Licença essa que deve ser renovada depois de amanhã, 01/07/10. será que cola?
@Castelodf
Nenhum comentário:
Postar um comentário