Gestão por quem gerencia e para quem gerencia

Este é o Blog do Professor e pesuisador Gabriel A. L. A. Castelo Branco.

Seja bem-vindo ao nosso espaço de discussões de temas relativos à logística, gestão empresarial e marketing digital!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Análise PEST


Serve para mapear o ambiente externo, ou macro ambiente, sua evolução e forma como interfere nos interesses da empresa analisada.

A análise PEST é um acrônimo que Lea em consideração os seguintes fatores ambientais:

• Político (inclui legal)
• Econômico
• Social
• Tecnológico

Estes fatores atuam de forma importante na criação ou delimitação das ações estratégicas das empresas.

Como estão além das fronteiras, ou da capacidade de gerenciamento das empresas devem ser considerados normalmente como aspectos relacionados a oportunidades e ameaças.

Vale lembrar que estes fatores podem se alterar em diferentes regiões, localidades de acordo com aspectos ou peculiaridades da localidade, enquanto outros serão diferenciados mediante mudança ou aspectos maiores como países ou continentes.
Esse quadro pode ser retratado de forma gráfica como o exemplo da tabela.

A aplicação da técnica é relativamente simples e deve ser feita por intermédios de workshops utilizando técnicas de brainstorming.

Pode ser utilizada de diversas formas, como em processos de planejamento estratégico, planejamento de marketing, planos de negócio e desenvolvimento de produtos, além é claro de pesquisas e estudos de mercado.

A literatura ainda sugere algumas variações da análise, conhecidas como SLEPT ANALYSIS ou ainda STEEPLE ANALYSIS (social/demografic, techmological, economic, envriomental –natural, political, legal and ethical factors).

Particularmente, sugiro a aplicação de um relatório final onde seja feito um consenso sobre as questões e determinadas as grandes oportunidades e maiores ameaças.

Tecnologia necessária

Sugere-se a aplicação de ferramental simples para o desenho da análise, tal como editor de textos.

Contudo, dada a necessidade de interação e troca de visões entre pessoal de nível diretivo ou estratégico, segure-se que esse ferramental, editor de textos com a tabela inserida, esteja em plataforma apta ao ambiente de cooperação assíncrona, como Google Docs ou outra plataforma qualquer. Que possibilite a troca de informações entre as partes e a construção a várias mãos.

@castelodf

Nenhum comentário: