Gestão por quem gerencia e para quem gerencia

Este é o Blog do Professor e pesuisador Gabriel A. L. A. Castelo Branco.

Seja bem-vindo ao nosso espaço de discussões de temas relativos à logística, gestão empresarial e marketing digital!

terça-feira, 25 de março de 2014

Planos B

Realizando, cumprindo, planejamentos sempre ouvi pessoas falando sobre o tal “plano B”.

Minha experiência mostrou que o “plano B” não é aleatório, mas muitas vezes bem mais complexo de ser montado do que o plano original.

O "plano B" pode ser considerado a segunda opção, aquela que concorreu com a principal mas por um ou outro motivo perdeu, pode ser um plano alternativo, uma ação concorrente que pode ser feita no lugar da primeira, ou ainda uma forma alternativa de realizar o plano originalmente escolhido, traçado.

No momento da seleção das estratégias, como alcançar o objetivo, optamos por uma ou outra ação. Logo, descartamos algumas opções pela percepção de viabilidade ou de simplicidade, que podem ser ressuscitadas dada mudança de ambiente, de fatores nesse mesmo ambiente. 

Assim, para não perder o foco, excelentes “planos B” podem ser formulados rapidamente pela adoção de estratégias descartadas em um dado momento anterior ao da primeira tentativa.

No caso da substituição, quando o plano original perde consistência ou se torna de realização inviável o maior problema do "plano B" passa a ser a gestão do que chamo frustração. Muitas pessoas se perdem em uma espécie de saudosismo sobre o que não viveram (estranho não?) ou fica dando voltas em torno de uma desilusão. 

Isso provoca perda de foco, desgaste e perda de energia. Assim, acredito que nem todos estão aptos a formulação de um "plano B" ou mesmo de implementá-lo.


De qualquer forma, há a necessidade de reavaliação permanente, constante, a fim de verificar impactos, ganhos, benefícios e perdas em todas as opções. 

Gerencialmente opções geram impactos, e do outro lado, normalmente, há pessoas, com toda sua complexidade. Tomemos cuidado.

Nenhum comentário: