Gestão por quem gerencia e para quem gerencia

Este é o Blog do Professor e pesuisador Gabriel A. L. A. Castelo Branco.

Seja bem-vindo ao nosso espaço de discussões de temas relativos à logística, gestão empresarial e marketing digital!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Localização no marketing digital

A localização da uma empresa, ou seja, onde ela está localizada fisicamente deve ser parte integrante da preocupação da cadeia de distribuição, analisada pelo composto mercadológico dentro do composto place, traduzido como praça ou distribuição.

Trata-se de assunto discutido e debatido há bastante tempo a questão da localização da empresa, ou seja, o seu "ponto".

A dúvida, contudo, trata da questão da adaptação do mix de marketing ao contexto virtual. O que deve nortear "o ponto" da empresa no mundo virtual.

Mais do que pensar em ferramentas de procura, que hoje poderiam ser simplificadas no Google, a definição do ponto no mundo virtual deve retratar a facilidade de acesso do internauta ao endereço da empresa. Nesse universo não é necessário saber o nome de ruas e avenidas, mas do nome e terminação do endereço.

Mas fundamentalmente a discussão deve retratar aspectos sobre em que sites de relacionamento a empresa deve aparecer, assim como a forma como deve aparecer em cada um deles.

As empresas podem surgir no mundo virtual em qualquer site de relacionamento, como Orkut ou Face Book, mas será que deve retratar a todos da mesma forma?

Como deve ser a participação da empresa nessas mídias? Uniforme ou segmentada?

Não tenho convicção sobre as respostas, mas certamente entendo que essas empresas ao participarem dessas redes sociais tendem a mudar fortemente seu posicionamento de marca. Mas isso é outro pensamento, digo, papo, digo, escrito...

@castelodf

Nenhum comentário: